Os males da preocupação em excesso (Estresse, ansiedade e depressão)

23 de abril de 2017




PS: Subi esta publicação a pedido de amigos queridos (Data de publicação original 14/09/16)


"Contas, contas e mais contas...como eu vou fazer para pagar tudo isso? Acordo cedo todo o santo dia para chegar no horário certo do trabalho, mas sempre tem um engarrafamento que me atrapalha... e esse excesso de trabalho e cobranças que está me deixando louca! Eu fico lembrando de como as coisas eram boas no passado e agora não tenho motivos para me orgulhar de nada. Isso tem me deixado tão pra baixo..."

Se este é um breve resumo da sua vida ou pelo menos você sentiu uma pequena semelhança: cuidado! Você pode estar se preocupando em excesso. Mas o que isso significa? 

A preocupação em excesso, principalmente nos dias de hoje tem se tornado comum e ao mesmo tempo tem sido considerada como o grande mal do século. Estamos vivendo em um tempo em que tudo, absolutamente tudo gera preocupação. Isso tem desencadeado três males dos quais um complementa o outro. Vamos a eles:

Excesso de preocupação com presente =  Estresse



Você pode negar, mas o fato é que muitos de nós sofremos de estresse, seja em excesso ou não. O estresse está baseado nos problemas e pendências do tempo presente. São os desafios no trabalho com serviço acumulado, ter que lidar com pessoas mal educadas, irônicas e impacientes, se atrasar todo dia e ter que inventar uma desculpa para não ter o salário descontado. São cobranças diárias tanto de superiores, como pessoais. Geralmente o transtorno causado pelo estresse está muito ligado ao trabalho e até mesmo a falta dele, ainda mais em tempos de crise onde a taxa de desemprego tem se tornado cada dia maior. Você se torna uma pessoa mal humorada, entediada e perde a vontade de fazer as  coisas da forma correta. Negar que essas cobranças não te incomodam, seria o mesmo que ficar preso num quarto com seu pior inimigo. Você pode tentar ignorar, mas a sua própria face vai entregar a sua insatisfação. 
A qualidade de vida de uma pessoa que vive extremamente estressada passa a ser zero, pois ela não produz mais coisas boas e sua irritabilidade tende a afastar as pessoas, deixando-a isolada. A linha de raciocínio dela se torna péssima e a energia negativa passa a ser um de seus maiores aspectos visíveis tanto nas suas ações quanto em seus pensamentos, não conseguindo resolver seus problemas, alegando cansaço, tristeza e falta de motivação.


Excesso de preocupação com o futuro = Ansiedade




A ansiedade também atinge grande parte da população nos dias atuais. Ela se encarrega de criar em nossas mentes a preocupação de: Como pagar nossas contas se o salário atrasou, como passar naquela prova que você precisa tanto, mas não se acha totalmente preparado, como vai lidar com aquele seu superior que vive te inferiorizando e achando tudo o que você faz descartável. 
Quem sofre de ansiedade geralmente demonstra por algumas características básicas como: insônia, gula, irritabilidade e muito cansaço. Isso acontece porque quando o cérebro está pronto para descansar, isso não acontece. Começamos a pensar no famoso: "e se"... daí, começa um mundo de possibilidade na nossa cabeça e quando você pensa demais, tudo pode sair do lugar. Se seu cérebro está naquele momento de descanso e você começa a sobrecarrega-lo com pensamentos vindo por todas as direções, você acaba despertando partes que estavam sossegadas. Daí começa a assaltar a geladeira e nada, absolutamente nada te satisfaz, o sono some de vez, pois seu pensamento está sempre alerta e quando amanhece o dia você está com a bateria totalmente descarregada para encarar os desafios de mais um dia. 
De longe percebemos que isso não é nada saudável...

Excesso de preocupação com o passado = Depressão



Agora sim chegamos ao ponto principal. O grande mal do século. Sim, a raiz de grande parte dos males que nos atacam está diretamente ligado ao passado. O passado nunca foi e nunca será um tempo ruim para ser recordado, mas em excesso causa um grande problema na vida de qualquer pessoa. A depressão não é só o excesso de passado. Este é apenas o seu início, onde cria uma interligação com outros males (ansiedade, estresse, etc) e surge como um grande gigante que assola nossos pensamentos. 
O excesso de passado, neste caso faz com que a pessoa se sinta incapaz de ser tão feliz e boa como era no passado. Ela também se desencadeia de uma perda, seja um falecimento ou um término...afinal, perder uma pessoa que amamos acaba tirando o nosso chão e lembrar como no passado tudo era tão lindo e perfeito e hoje não é mais, traz a ideia de que nunca mais haverá dias melhores. Logicamente existem outros muitos fatores que desencadeiam a depressão como a aceitação, o racismo, preconceito entre tantos outros.

A depressão junta as piores características dentro de nós: tristeza, sentimento de incapacidade, dores psicológicas, reclusão, sofrimento excessivo, falta de expectativas, etc... E o pior de tudo isso é a falta de atenção da sociedade em julgar essas casos como "frescura". 
É importante saber que todos esses males são tratáveis. Hoje em dia temos como diagnosticar todos esses males, que são chamados de "doenças modernas". Não se pode também, achar que isso é uma coisa a toa que vai passar. Nem sempre passa, e é para isso que temos médicos especializados em diagnosticar e se preciso, medicar com ajuda de remédio e terapias, para que em breve sua saúde de restabeleça e você possa usufruir de uma vida saudável novamente. Conselhos são sempre bons, mas nunca podem ser substituídos pela ajuda de um profissional. Lembre-se sempre disto.

 Buscando o ponto de equilíbrio da vida



Para todos esses males existe a cura, mas se uma mudança não partir de você, nem médico, nem amigos ou família poderão te ajudar. O importante é você reconhecer que precisa de ajuda e buscar pela sua cura interior. Se o mal está no excesso, então vamos diminuir e procurar pelo equilíbrio da vida. 
A preocupação tem que ser sua aliada e não uma inimiga. Ela tem esse nome justamente para te alertar sobre algo, mas isso não pode ser se tornar um problema em sua vida. 
Se você sofre de um ou de todos esses males, eu te indico primeiramente a procurar ajuda profissional. Em segundo lugar sugiro algumas mudanças nos seus hábitos, das quais, tenho certeza que vão te ajudar de forma inigualável!
  • Respire devagar - Quando bater aquela preocupação, aquela dor, aquele medo, procure esvaziar-se de todos os pensamentos ruins, feche os olhos e respire vagarosamente. Isso ajudará a controlar a ansiedade e seus batimentos cardíacos serão normalizados.
  • Faça exercícios físicos - Quando muitos pensamentos ruins começarem a tomar grande espaço na sua cabeça, procure se distrair seja caminhando pela rua, fazendo academia ou um esporte de sua preferência. Isso liberará os hormônios ruins e aumentará sua auto estima.
  • Aprenda a dizer não - Muitas vezes ficamos sobrecarregados por acumularmos muitas funções e obrigações que podem ser compartilhadas com outras pessoas. Não ache que você é polivalente. Aprenda a dizer não e saber das suas capacidades. Melhor fazer pouco, mas bem feito, do que tentar fazer muito e tudo sair desastroso.
  • Tenha amor próprio sempre - Todos esses males são causados por este único fator; falta de amor próprio. Se você passar a se amar mais e se valorizar, vai ver que não importa o tamanho do seu problema, pois ele será resolvido. Dedique-se a se conhecer mais e a saber o que realmente te agrada. Não espere dos outros o que só você pode fazer. Sofrer por uma perda é ruim, mas se você colocar na cabeça que em breve tudo irá melhorar, você já conseguiu se livrar desse problema.
  • Controle a alimentação - Muitas vezes a ansiedade gera em nós uma fome que alimento nenhum pode saciar. A realidade é que o cérebro pede algo para tentar suprir o vazio que se sente, mas não é o que o alimento faz. Ele apenas cria mais males para a vida da pessoa. Portanto, mantenha uma alimentação saudável, rica em fibras entre outros alimentos que despertam a saciedade e que vão te ajudar a melhorar seu metabolismo. 



Cuide do seu corpo e da sua mente! O maior interessado nisto tudo é você mesmo. Então não crie barreiras ou desculpas para liberar sofrimento em sua cabeça. Nós somos acostumados a viver de desculpas, porque ela não nos penaliza, mas nos põe como "coitadinhos" e não é assim que você, nem eu devemos viver a nossa vida. Se atrasou? Aconteceu, fazer o que? É muito trabalho? Divida tarefas. Você não é Deus! Bateu aquela tristeza? Permita-se chorar, sofrer, mas enxugue as lágrimas e diga a si mesmo: Eu já superei isto!

Fique sempre alerta para perceber quando esses males vierem bater na sua porta. Seja educado. Receba, converse e informe: Eu não preciso de você. Eu sou uma pessoa completa e não me sabotarei a custo de nada. 

Seja seu melhor amigo!

Espero ter ajudado.

Gotas de Valor

Beijos de Deh ♥

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

4 comentários:

  1. Meu Deus que texto maravilhoso! Tocou meu coração profundamente. Saber e entender o que se tem é primordial para alcançar a cura. A vida está muito corrida, mas temos que diminuir, pisar leve na marcha da vida. Coisa linda de se ler esse espaço seu Deh!
    Alessandra

    ResponderExcluir
  2. Seu espaço é realmente muito bonito e acolhedor. Lindo texto. Fala ao nosso coração. Parabens!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Deh que post maravilhoso. Você escreveu um texto mostrando bem cada um dos males que podemos vivenciar e dando dicas de como podemos procurar ajuda ou ser capazes de sair dessa situação. Parabéns pelo belo trabalho!!!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  4. Texto muito bem escrito e estruturado, e muito valioso nos tempos de hoje.

    ResponderExcluir

  • Home
  • Saiba mais
  • Leia aqui
  • Sitemap
  • Contato
Back to top